terça-feira, 4 de maio de 2010

O crash da bolsa de Nova York aconteceu graças ao acúmulo de produção industrial, já que não havia compradores. Como a potência que é, a crise americana afetou outros países, assim como afetou nossa economia brasileira.

O Brasil, que nessa época tinha a economia baseada na exportação de café, perdeu seu maior comprador (EUA), o que fez a cotação do nosso café despencar. Com isso, despencaram também o número de empregos e a popularidade da República do Café-com-Leite (ora um presidente paulista, ora um mineiro).

Washington Luís, último presidente da República Velha (ou Oligárquica), indicou um sucessor mineiro - as eleições estavam próximas.Enquanto a situação do país não melhorava, a oposição ganhava força criando a Aliança Liberal (Aliança essa que trazia o populista Getúlio Vargas como candidato à presidência). Numa eleição fraudulenta, o mineiro Julio Prestes tornou-se presidente e foi deposto logo após o assassinato de João Pessoa, vice-presidente pela AL, levando Vargas a seu primeiro governo em 1930.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Copyright 2010 E isso é só um treino....

Theme by WordpressCenter.com.
Blogger Template by Beta Templates.